Trabalho







XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina

TÍTULO DO TRABALHO:
Realidade Aumentada como Instrumento de Simulação e Conscientização.

ESCOLA:
EEB JOAO ROBERTO MOREIRA

MUNICÍPIO/REGIONAL:
São Domingos - Xanxerê

ALUNOS:
Diego Gabriel Bernardi / Larissa Fachi Oberosler

ORIENTADOR:
LUIS GUILHERME VIEIRA


RESUMO:
Este trabalho desenvolveu-se no componente curricular eletivo: Pesquisa de Campo e Intervenção Local, no terceiro ano do novo ensino médio, no município de São Domingos, do Estado de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2023. O objetivo principal é demonstrar como a falta de planejamento no investimento público pode gerar prejuízos ao corpo social. A metodologia do projeto consistiu em desenvolver uma pesquisa qualitativa sobre a enchente que ocorreu no bairro Vida Nova, no município de São Domingos/SC no dia 11 de outubro de 2022, seguida do desenvolvimento de um aplicativo que utiliza a tecnologia de realidade aumentada para simular tal acontecimento. O aplicativo com realidade aumentada alcançou resultados significativos. Por meio do aplicativo, houve um aumento na conscientização da população regional sobre os riscos associados às enchentes naquela área, contribuiu também para o debate na comunidade em relação às políticas públicas e ações dos órgãos governamentais, e agora leva este debate a nível estadual.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um aplicativo com realidade aumentada para simulação da enchente ocorrida no município de São Domingos/SC no dia 11 de outubro de 2022, visando fomentar a conscientização da comunidade escolar do município e demonstrar como a falta de planejamento no investimento público pode gerar prejuízos ao corpo social.



OBJETIVO ESPECÍFICO:
  • Desenvolver uma simulação utilizando a plataforma Unity e a Vuforia SDK que corresponda ao fenômeno estudado.

  • Estimular o debate em relação às ações dos poderes públicos.

  • Fomentar a conscientização da sociedade com relação às mudanças climáticas e seus impactos sociais.



JUSTIFICATIVA:

Este projeto surge a partir da inquietude do contraste observado no bairro Vida Nova, no município de São Domingos/SC no dia 11 de outubro de 2022 com demais eventos observáveis no Brasil na contemporaneidade. Enchentes, deslizamentos e alagamentos são problemas gritantes no Brasil que recebem destaques midiáticos constantes, somente entre outubro de 2021 e fevereiro de 2023 foram registrados oficialmente 11 desastres no país com aproximadamente 500 mortos, esses desastres são rotineiramente atribuídos a grandes centros e a áreas de construção ilegal, invasão, entre outros.

Nesse sentido, o que chamou a atenção para a produção deste projeto foi justamente a enchente ocorrida no bairro Vida Nova, assim como outros, no dia 11 de outubro de 2022 no município de São Domingos/SC onde destaca-se que o mesmo foi um empreendimento do próprio município. Este incidente afetou a vida de diversos moradores, sendo noticiado que no mesmo dia ao menos 21 pessoas foram alocadas fora de suas residências e que ao menos sete casas foram danificadas, sendo destas cinco ficaram em monitoramento devido ao incidente

Freitas e Ximenes (2012) colaboram para compreender as causas que levam a eventos como este, como mudanças climáticas e o aquecimento global, aumento das chuvas intensas e localizadas, a intensificação da agricultura, a construção de barragens e hidrelétricas, o desmatamento, assim como, e vale ressaltar para esta pesquisa a rápida urbanização sem planejamento adequado, promovido rotineiramente pelos entes federados. Para os autores, incidentes como estes geram consequências ambientais e sociais como, o comprometimento do fornecimento de água potável para a região atingida, a contaminação de alimentos armazenados em residências e mercados principalmente por produtos químicos carregados pela água, o risco de contaminação de doenças como cólera, varíola, poliomielite, malária, febre amarela, leptospirose, entre outras. A mortalidade seja ela durante o ocorrido ou posterior a este tendo em vista as doenças que a água pode carregar.

Dito isso, este projeto uniu esta inquietação às disposições do componente curricular eletivo “Pesquisa de Campo e Intervenção Local”, promovido no período de fevereiro de 2023 a junho do mesmo ano com o 3°2 (Novo Ensino Médio) da Escola de Educação Básica João Roberto Moreira, localizada no município de São Domingos/SC. Seguindo os seguintes objetivos:

 

Realizar pesquisa de campo dentro da metodologia científica referente a questão ambiental e social, analisando por meio de entrevistas, imagens, gráficos e tabelas os impactos ambientais provocados pelos seres humanos na natureza de acordo com a realidade de cada escola.

Refletir sobre como propor mudanças de atitudes com relação ao meio ambiente, é a formação de novos hábitos na utilização dos recursos naturais e das relações de consumo. Para além refletir sobre os interesses econômicos presentes na exploração de recursos naturais.(Componentes Curriculares Eletivos, 2020, p 78)

 

Nesse sentido, este projeto buscou contribuir com a comunidade escolar por meio do desenvolvimento de um aplicativo que demonstrasse tanto o aumento do nível do Rio Bonito como o impacto no bairro Vida Nova. Fomentando o debate no que tange o bem-estar social e os impactos das intervenções do ser humano no meio ambiente e as mudanças climáticas.



METODOLOGIA:

Primeiramente, foi necessário desenvolver uma pesquisa qualitativa para compreender como sugiram as moradias da região e como foi planejado o bairro. Em seguida definir o escopo do projeto, identificando a área mais atingida do município que será alvo da simulação da enchente e estabelecendo os objetivos e requisitos do aplicativo de realidade aumentada.

Posteriormente, partiu-se para a pesquisa e coleta de dados quantitativos. Isso envolveu a obtenção de informações sobre a área, como níveis da água no dia da enchente, dados demográficos, planta baixa das casas e do bairro, entre outros. Para isso, foi importante consultar órgãos municipais e outras fontes confiáveis para garantir a precisão dos dados.

Com base nos levantamentos realizados, foi possível selecionar a plataforma e a linguagem de desenvolvimento mais adequadas para a construção do aplicativo. Nesse caso, foi avaliado opções como a Vuforia SDK e Unity, considerando fatores como recursos disponíveis, facilidade de uso e compatibilidade com dispositivos móveis.

Uma etapa crucial foi a modelagem 3D das casas e do bairro afetado pela enchente. Isso envolveu a coleta e a criação de modelos 3D realistas das edificações e das principais características do local. Utilizando softwares de modelagem 3D, como o Blender, foi possível criar e adaptar os modelos para representarem de forma precisa a área precária.

Com todas as informações e recursos necessários em mãos, partiu-se para o desenvolvimento do aplicativo. Foi necessário configurar o ambiente de desenvolvimento, utilizando a plataforma selecionada (Unity e Vuforia SDK). Em seguida, foi programado a lógica do aplicativo, incluindo a simulação da enchente, a sobreposição de elementos 3D na câmera do dispositivo móvel e a interatividade do usuário. Foi fundamental realizar testes e iterações para garantir o bom funcionamento e a usabilidade do aplicativo.

Uma vez concluído, o aplicativo passou por uma fase de validação. Isso envolveu a realização de testes com usuários representativos da comunidade-alvo, a fim de coletar feedback sobre a experiência de simulação da enchente, usabilidade e utilidade do aplicativo. Com base nos resultados desses testes, foi possível fazer ajustes e melhorias necessários.



RESULTADOS:

O aplicativo com realidade aumentada para simulação da enchente que ocorreu no bairro Vida Nova, no município de São Domingos/SC no dia 11 de outubro de 2022  alcançou resultados significativos. Por meio do aplicativo, houve um aumento na conscientização da população sobre os riscos associados às enchentes naquela área, proporcionando uma compreensão mais clara dos efeitos desses eventos.

Além disso, o projeto fortalece o senso crítico e a participação cidadã dos moradores. Ao interagir com o aplicativo e compreender as implicações da enchente na área atingida, a comunidade escolar desenvolve uma visão mais apurada em relação às políticas públicas e ações dos órgãos governamentais. Isso resulta em uma maior participação e cobrança por parte dos mesmos em relação ao planejamento urbano e à implementação de medidas preventivas adequadas para proteger as áreas suscetíveis a esse fenômeno. 

O resultado final é um aplicativo que ajuda a comunidade a compreender e enfrentar os riscos das enchentes, promovendo a conscientização, a preparação e a resiliência em áreas precárias. Contribuindo tambem com o debate de bem-estar social e a relação  das políticas públicas e ações dos órgãos governamentais com isso, agora levando este debate a nível estadual.



BIBLIOGRAFIA:

FREITAS, Carlos Machado de. XIMENES, Elisa Francioli. Enchentes e saúde pública – uma questão na literatura científica recente das causas, consequências e respostas para prevenção e mitigação. Ciênc. saúde coletiva. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000600023

 

SANTA CATARINA. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense: Caderno 4 – Componentes Curriculares Eletivos: Construindo e ampliando saberes/Portfólio dos(as) Educadores(as). 2020d.

 

Unity Technologies. Unity - Manual: Unity User Manual 2022.3 (LTS). Unity3d.com. https://docs.unity3d.com/Manual/index.html (Acesso em: 23/03/2023).

 

Unity Technologies. Unity - Scripting API Unity3d.com. https://docs.unity3d.com/ScriptReference/index.html (Acesso em: 25/03/2023).

 

Image Targets | Vuforia Library. Vuforia.com. https://library.vuforia.com/objects/image-targets (Acesso em: 23/03/2023).

 

CAPELLETTI, V. ESTUDO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA de APOIO NO PROCESSO de ENSINO E APRENDIZAGEM. https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/511/TCC%20Vilson%20Welinton%20Capelletti%20-%20GTI.pdf?sequence=1 (Acesso em: 18/03/2023).


Monique, L.; Nuernberg, K.; Eliane Pozzebon; Helio Aisenberg Ferenhof. INOVAÇÕES EDUCACIONAIS COM O USO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação em Revista 2019, 35. https://doi.org/10.1590/0102-4698197403 (Acesso em: 18/03/2023).


Desenvolvido por Eduarda Zanette Ferreira | Design: Henrique Cezar Vasconcellos